Blog Católico - Em defesa da fé

O intuito do blog é defender a fé Católica e contribuir para que um número cada vez maior de pessoas possam ser tocadas pelo amor de Deus e possam retornar ao seio da Igreja Católica.

A figura acima, uma alusão a Efésios 6:11 "Revesti-vos da armadura de Deus", Efésios 6:13 "Tomai portanto a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento de vosso dever", transmite aquilo que o blog pretende ser, mais um espaço para defesa da fé.

"A Igreja fundada por Jesus Cristo não é uma democracia cujos rumos ficam na dependência do número de votantes. Os ensinos de Jesus não estão à mercê de interpretação privada, mas são guiados pelo Espírito Santo através do Magistério. (...) Já percorreu dois mil anos e todos seus opositores estão sepultados. Está bem viva até hoje a garantia: “As portas do inferno não prevalecerão”(Mt 16,18)"

Cardeal Dom Eugênio Sales

Sob a Luz do Espírito Santo, intercessão de Maria Santíssima, São Miguel Arcanjo e Toda a Corte Celeste!



In corde Jesu semper

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Igreja Católica, construtora da Civilização Ocidental

The Catholic Church: Builder of Ocidental Civilization

"Em construção"

Introdução
Inimiga do progresso, da civilização, da razão e do conhecimento. Estes são alguns dos títulos atribuídos à Igreja Católica, assim como às religiões cristãs em geral.
Mas onde teria começado esta idéia, esta presunção de que a Igreja Católica sempre foi e está sempre errada?
A Igreja Católica, em seus mais de 2000 anos de existência, foi durante muito tempo um referencial, uma influência positiva para a civilização, quem de fato cunhou as bases da civilização ocidental, conforme veremos neste estudo.
Thomas E. Woods, autor da série da rede de TV EWTN, “Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”, aponta que este fenômeno de críticas contra a Igreja Católica acelerou-se nos últimos cinco anos, tendo iniciado porem há cerca de 200 anos atrás, quando as idéias iluministas surgiram, no século XVIII na Europa.
Conforme Woods, o iluminismo representou uma aversão ao passado recente ao qual a humanidade acabara de sair, a “Idade Média”, também conhecida como “Idade das Trevas”. O próprio termo “Iluminismo”, continua o autor, foi criado neste sentido de depreciação a um passado de miséria e ignorância “estimulados” pela Igreja Católica.

Esta afirmação acerca da Igreja Católica tem sido enormemente desmentida por autores honestos, tanto católicos quanto não católicos. A Igreja Católica não destruiu as ciências. Pelo contrário, estimulou-as largamente.

Quais seriam as contribuições da Igreja Católica para a humanidade?

Citando Woods, a idéia de direito e direto à propriedade teve início com a Igreja Católica, no século XII, com juristas canônicos. A simples idéia, segundo o professor, de que uma pessoa não tem o direito de matar ou tirar uma propriedade de outra, a idéia de que não tem o direito de interferir em coisas alheias, veio do Coração da Igreja.

A economia, tal qual a conhecemos hoje, surgiu não com os iluministas, não brotou simplesmente da mente de “Adam Smith”. Foi iniciada com os professores escolásticos na universidade de Salamanca na Espanha, entre outras.

A razão, ao contrário do que dizem, sempre foi estimulada pela Igreja Católica, que tinha no debate a na racionalidade, os princípios para decidir as mais diversas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário